top of page

Webinário sobre a lei do “PIC - Programa de Incentivo a cultura” está disponível online

Atualizado: 16 de jul. de 2022

O evento da Escola da Alesc em parceria com a Comissão de Cultura da ALESC e ABCR foi realizado em novembro de 2021 e reuniu empresas, proponentes, gestores de todas as regiões em torno da nova lei catarinense




A nova lei (PIC) tem potencial de captação, por ano, de mais de 75 milhões de reais para proponentes residentes em Santa Catarina. Ela foi regulamentada em 2021 e em 2022 o sistema por completo está no ar em funcionamento. Para contribuir com essa nova política pública foi criado um Webinário com intenção de instruir sobre o PIC e projetos possíveis, e também fazer reflexões sobre o programa. Para tanto proponentes, empresas e gestores de todas as regiões do estado participaram dos 3 dias de encontro. O evento trouxe encontros curtos online, tudo online e gratuito. Todo Webinário pode ser assistido nos links abaixo. O material riquíssimo contribui com empresas e proponentes. A realização é da Escola do Legislativo, por iniciativa e organização da Comissão de Cultura da Alesc em parceria com o Núcleo ABCR de Santa Catarina.


Iniciativa da Alesc - Assembleia Legislativa de Santa Catarina O evento surgiu por uma iniciativa da Presidente da Comissão de Cultura da Alesc, deputada Luciane Carminatti, que recebeu essa demanda urgente de capacitação sobre o PIC e foi apoiada por todos os deputados da Comissão de Cultura e Educação da Alesc. A programação foi pensada e organizada pela Comissão de Cultura (nas pessoas de Luciane Carminatti e de Pedro Donatelli), e pela numerosa equipe do Núcleo da ABCR SC (Clarissa Isser, Carlos Roberto Roncaglio, Emanuele Weber Mattiello, Tadeu Vedana, Wilson Reginato, Regina Godoy, Loriberto Starosky Filho), com contribuição dos palestrantes Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. O evento recebeu o apoio de importantes entidades como: Conselho Estadual de Cultura (CEC); Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc); Associação Catarinense de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais (ACCR); Associação Profissional de Dança de SC (Aprodança); Cinemateca Catarinense ABD/SC; Federação Catarinense de Teatro (FECATE); Comissão de Cultura da OAB/SC, além de agentes culturais e gestores de diferentes regiões do estado.


PROGRAMAÇÃO WEBINÁRIO PIC:


DIA 01: PALESTRA "A nova lei de incentivo à cultura de Santa Catarina – Como funciona o PIC?" com a produtora e consultora Maria Teresa Piccoli.

(Realizado em 23/11/2021, das 19h às 21h).


DIA 02: PALESTRAS: "O papel das empresas no PIC – Como incentivar projetos culturais?" com o captador e CEO Qiah Salla "Incentivo fiscal com ICMS" do contador e captador Loriberto Starosky Filho

(Realizado em 24/11/2021, das 15h às 17h).

DIA 03: PERGUNTAS E RESPOSTAS: Roda de debate sobre o funcionamento do PIC em Santa Catarina (respondendo perguntas do público). Mediação de Carlos Roberto Roncaglio (Presidente da ABCR-SC). Participantes da mesa: Luiz Moukarzel (DIAC - FCC), Fazenda Estadual, Dep. Luciane Carminatti (ALESC, Comissão de Cultura), Qiah Salla, Loriberto Starosky Filho, Maria Teresa Piccoli, Rede Giassi.

(Realizado em 25/11/2021, das 15h às 17h).



bottom of page